Artrodese de coluna

No passado a cirurgia de coluna era realizada através de grandes incisões com muita retração muscular, maior volume de sangramento e necessitava ficar alguns dias internados para poder se recuperar. Com o avanço tecnológico na medicina diversas especialidades desenvolveram técnicas cada vez mais minimamente invasivas com menor dano ao paciente e melhore recuperação, como é o caso da laparoscopia e da cirurgia robótica nas cirurgias abfdominais e urológicas.

Na cirurgia de coluna esse avanço não foi diferente. Nos últimos 20 anos houve grande avanço nas técnicas minimamente invasivas, até se chegar a menor incisão possível capaz de resolver o problema. Atualmente a técnica que melhor representa esse avanço na cirurgia de coluna é a cirurgia endoscópica. Através de uma pequena incisão (1,5cm) o cirurgião consegue acessar a coluna vertebral através de um tubo bem fino.

Esse acesso cirúrgico é utilizado para tratar hérnias de disco, canas da coluna estreitados e outras compressões nervosas. Devido a seu calibre reduzido e acesso minimamente invasivo, a endoscopia de coluna quase não lesa a musculatura e os demais tecido. Isso resulta em menor dor no pós-operatório, alta precoce (muitas vezes no mesmo dia), retorno precoce as atividades físicas e até o trabalho.

O Dr Danilo Quadro possui especialização em técnicas minimamente invasivos e muita experiência na técnica endoscópica.

Entre em contato