Microdiscectomia cervical

A coluna cervical é formada por sete vértebras e entre duas vértebras nós temos o disco intervertebral. É comum em adultos e idosos que o disco vertebral sofra alterações degenerativas e causem herniações do conteúdo do disco para as estruturas adjacentes. Quando a hérnia comprime a raiz nervosa ela pode causar uma dor irradiada para a cabeça, para a escápula, para a nuca, para o ombro ou para o braço e mão. Quando a hérnia vai em direção posterior ela pode comprimir a medula, essas são mais graves, pois podem gerar lesão medular com risco de perda da força e sensibilidade dos braços e das pernas.

A técnica mais frequentemente utilizada para tratar as hérnias de disco cervical é a microdiscectomia cervical via anterior. Esse procedimento é feito através de um corte no pescoço e o acesso é feito entre as estruturas do pescoço, como esôfago, traqueia e vasos cervicais, que são retraídos lateralmente.

Quando de frente para coluna cervical o cirurgião retira todo o disco intervertebral inclusive a parte herniada e substitui o disco por um “calço” que chamamos de cage. Outra opção é substituir o disco por um disco artificial, esse só pode ser utilizado em casos selecionados.

Apesar de ser assustador uma cirurgia pelo pescoço essa é uma cirurgia extremamente segura, possui os melhores resultados em cirurgia de coluna, com baixo risco de complicações e excelente resultado estético e funcional.

Dr Danilo Quadros fez residência médica e especialização de coluna no Hospital das Clínicas da USP, o maior centro hospitalar da América Latina e por isso adquiriu grande experiência na cirurgia de microdiscectomia de coluna cervical.

Entre em contato