Infiltração de coluna ou Bloqueio de coluna

A dor lombar e a dor cervical são problemas de saúde muito comuns e afetam grande número de pessoas. Esses dois problemas podem ser causados por uma série de fatores, como: doença do disco, doença da musculatura, compressão nervosa, artrose das articulações da coluna, desvio do alinhamento da coluna e muitas outras causas.

Além disso existe uma série de fatores sociais, psicológicos e ambientais que podem contribuir com a dor do paciente, como: o sono, as relações familiares, ansiedade, depressão, postura inadequada, trabalho, sedentarismo, uso de medicações e etc. Justamente por isso a avaliação deve ser criteriosa, através de uma entrevista médica completa e um exame minucioso.

A infiltração ou  bloqueio d coluna é uma ferramenta importante para o cirurgião de coluna na avaliação da dor dos paciente. A infiltração pode ser de vários tipos:

• Infiltração foraminal: colocamos uma dose de corticoide e um analgésico na raiz nervosa que pode estar causando a dor.
  • Infiltração epidural: colocamos as medicações na proximidade de vários nervos que inervam as pernas para alívio da dor neruopática (dor nervosa).

• Infiltração de facetas: colocamos corticoide e uam anestésico nas articulações posteriores da coluna.
  • Infiltração de pontos gatlhos musculares: Muitas vezes a musculatura se enrijece e surge espasmos musculares causados pela doença da coluna vertebral. Inclusive alguns “nós” musculares dolorosos podem ser encontrados na palpação dos músculos. A infiltração de pontos gatilhos consiste em injetar um anestésico na musculatura.

A infiltração/bloqueio, tem portanto um papel terapêutico e diagnóstico. Terapêutico porque ajuda no controle da dor, e diagnóstico porque ajuda o médico a descobrir a estrutura que está causando a dor do paciente.

O efeito do bloqueio é muito variável, muitas vezes a melhora definitiva da dor, isso não significa que o bloqueio curou o problema, mas ele foi um paliativo eficaz e provavelmente a dor sumiria sozinha com o tempo. Outras vezes o tratamento pode durar apenas dias ou semanas, esse é considerado um resultado insatisfatório, mas mesmo assim ainda é útil, pois ajuda o médico a entender a causa da dor do paciente.