Hérnia de disco

A coluna vertebral é composta por uma série de ossos conectados chamados de “vértebras”. A cada duas vértebras existe um tecido conjuntivo resistente que unem esses ossos, esse tecido é conhecido como “disco intervertebral”. O disco tem a função de permitir a mobilidade e o amortecimento durante os movimentos da coluna vertebral. O disco possui uma cápsula resistente chamada de “ânulo fibroso” e um conteúdo mole e aquoso, conhecido como “núcleo pulposo”. Quando a cápsula se rompe o conteúdo (núcleo pulposo) pode sair de seu lugar de origem, formando a hérnia de disco, ou seja, hérnia de disco é a extrusão do conteúdo do disco intervertebral.
Os sintomas de uma hérnia de disco dependem da sua localização e da estrutura que elas podem estar comprimindo. As duas hérnias mais comuns são a cervical e a lombar.
A hérnia de disco cervical pode causar dor no pescoço e dependendo da estrutura comprimida pode gerar dor no braço (se comprimir o nervo) e até fraqueza em braços e pernas ( se comprimir a medula espinhal).

A hérnia de disco lombar pode causar dor lombar e lombociatalgia ou ciática. Ciática é um termo popular para uma forte dor em choque ou queimação que vai da lombar até uma das pernas.

O tratamento das hérnias discais são em sua maioria conservador, pois 80 a 90% melhoram sem necessidade de cirurgia. Logo o tratamento tanto das hérnias cervicais como lombares devem incluir: 1- Analgésicos; 2- Fisioterapia; 3- Estímulo para retorno das atividades diárias.
Nos casos em que a dor é intensa e impede a realização da fisioterapia e do retorno ao trabalho pode-se lançar mão dos bloqueios epidurais. Esse tratamento consiste na injeção de um anestésico e um corticóide no nervo que está comprimido. Esse tratamento pode gerar um alívio que permita o paciente retornar das atividades diárias até a resolução completa do quadro.

O tratamento cirúrgico fica então reservado para uma minoria dos casos que não melhoram com os tratamentos menos invasivos e para aqueles que têm déficits neurológicos (ex: fraqueza em um membro, dificuldade para urinar).

Doenças