Escoliose

O que é? Escoliose é um termo utilizado para descrever uma curvatura anormal causada pela rotação das vértebras. Essa curvatura faz a coluna ficar com um formato de “S” ou de “C”. Existem 3 principais tipos de Escoliose: Congênita, Neuromuscular e idiopática.

Escoliose congênita significa que o paciente já nasceu com a curvatura e geralmente é causada devido a um defeito no desenvolvimento de uma ou mais vértebras.
Escoliose neuromuscular é causada por uma variedade de doenças neurológicas, como: paralisia cerebral, mielomenigocele, entre outras.

– A escoliose Idiopática é a mais comum e sua causa é desconhecida, acredita-se que muitos fatores podem estar associado com sua formação.

Sintomas: A escoliose idiopática (a mais comum) geralmente não causa dor, ou déficit neurológico. Seus principais sintomas são assimetria de ombros (um ombro mais alto que o outro), desalinhamento do quadril, e sensação de uma perna ser maior que a outra.
Tratamento: Existem três opções de tratamentos disponíveis para escoliose: observação, uso de colete e cirurgia.

Observação significa acompanhar o paciente com radiografias seriadas. Esse tratamento é feito com pacientes com curvaturas pequenas da coluna vertebral (até 20º).
O colete tem o papel de impedir a progressão da curvatura da coluna enquanto a o paciente não atinge a maturidade esquelética, pois após o final do crescimento a curva para de progredir.

– A cirurgia fica então reservada a casos mais graves, em que a curvatura é muito grande, a deformidade tem aspectos estético inaceitável, e nas curvas em crescimento apesar do tratamento com colete.

Doenças